Considerações sobre a Anarquia

O anarquismo é um conceito utópico que pressupõe a ausência de egoísmo, o pecado original do ser humano.

O anarquismo não é um sistema viável porque necessitava que seja justo e não um regime abusivo é necessário o ser humano ter com uma maturidade que não existe actualmente.

O egoísmo é a falha fundamental da nossa sociedade. Enquanto a humanidade continuar a privilegiar o ego – colocando em primeiro lugar as necessidades individuais em vez das do colectivo  – iremos sempre ter regimes despóticos.

A generalidade das pessoas prefere seguir a liderar.As pessoas são comodistas, egoístas e não querem preocupar-se, chatear-se. A generalidade das pessoas só quer é ter direitos sem responsabilidades, e isso é incompatível com um regime anárquico.

Para existir anarquia é preciso que exista respeito, consideração e o indivíduo assuma responsabilidade pelas suas acções e pelo bem estar do Outro. A generalidade das pessoas quer é que o Outro se preocupe com elas.

O conceito de anarquia em si não é mau, tal como o conceito de democracia não é malévolo aquilo que os torna qualquer sistema pernicioso ou malévolo é o ser humano e  a sua tendência para abusar do sistema.

Nunca vi qualquer exemplo prático de uma comunidade real ou virtual, realmente anárquica, em que não existe de facto líderes.

A maioria das pessoas são ovelhas, limita-se a seguir quem tem poder ou quem lhes pode dar aquilo de que necessitam, só rejeitam o poder quando este não lhes providência o que querem, individualmente e não por uma consciência social.

As revoluções não acontecem por vontade popular, mas por existirem lideres que as promovem. Um exemplo básico das massas amorfas é o 25 de Abril: uma revolução “pacífica” feita por motivos “egoístas” – acabar com a guerra no ultramar – e onde existiu mais conflito, mais violência, no pós revolução – quando a liberdade já tinha sido alcançada – do que durante a golpe militar para depor o Regime Novo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s